sábado, 25 de fevereiro de 2017

Galo Tático #5 - Festa em clima de jogo ou jogo em clima de festa?



FAAAAAAAAAAAAAAAALA CAMbada! Tudo bem com vocês? Em época de carnaval, tá tudo ótimo? Pra imensa maioria sim, mas pra queles que preferem o sossego (meu caso), não, mas para todo sacrifício ou sacrilégio, há um alento no final: Hoje é dia de GALO! 

Estamos aqui em mais uma semana de carnaval, aonde todo brasileiro esquece que depois da festa, as contas chega, mas dane-se, são 5 dias pra esquecer que você é apenas um sujeito humano, espécie Homo sapiens, trabalhador e cuidador de sua família, correto?! Mas hoje, pro folião atleticano que queira dar uma pausa nas festividades ou para o ranzinza, chato, ou apenas desinteressado das folias de fevereiro, como eu, há uma razão especial: Democrata-GV x Atlético MG

Trago para vocês o #GaloTático de numero 5. O papo hoje é Democrata x Galo: Afinal de contas? O que esperar de hoje do Galo de Roger Machado? Postura séria pela manutenção da liderança? Clima de festa na arquibancada e de amistoso em campo? Apenas os nossos mitos de preto e branco podem nos dizer as 16:30h, horário de Brasília. 


O Panorama de Democrata-GV x Atlético MG

Em campo, dois opostos de realidade na tabela do campeonato e de futebol: De um lado, o Democrata-GV, atualmente ocupando uma das posições ingratas do campeonato, décimo colocado, beirando a zona de rebaixamento para o módulo 2 do Campeonato Sicoob Mineiro 2017, precisando desesperadamente da vitória para subir. Um time de orçamento humilde, sem retenções. Já do outro lado, o Galo, líder do campeonato, procurando a manutenção do posto mais nobre da tabela, com um dos 3 melhores elencos da América do Sul, com o estudioso, dedicado e promissor Roger Machado em seu comando, equipe para brigar por conquistas em todos os campeonatos que disputar, uma equipe de orçamento imenso, com um grande fardo nas costas. Afinal de contas, o que isso influencia na partida de hoje? NADA. Isso mesmo, nada. São duas realidades diferentes, existe um abismo técnico entre as duas equipes, mas o que vale no final das contas são os 3 pontos. 

O Galo seguiu sua semana de preparação após uma espetacular vitória contra o América, com um atuação primorosa de Fred e consistente do resto do elenco. O Galo continua apresentando falhas de produtividade, continua sendo uma equipe pouco vertical, que, apesar de valorizar a posse de bola, ter uma fluidez cada vez maior no seu esquema tático, com compactação mais coesa e aproximação, principalmente da terceira linha de campo, a linha de 4 meias, constituindo um losango, o time apresenta pouca profundidade, pouca verticalidade, e como consequência, cria pouco e chega pouco a área do adversário. No jogo contra o América, João Ricardo não foi exigido até os 38 minutos da primeira etapa e mesmo assim, as chegadas á área americana foram poucas, o que entrega a necessidade (TALVEZ) da contratação de um MEIA ARTICULADOR, que circule nessa faixa de meio campo, com responsabilidade de centralizar as jogadas. Cazares, por mais fora da curva que seja, não parece ter muita aptidão com a função. Foi várias vezes cobrado em campo por Roger Machado nesse aspecto. Por isso, teremos a volta do nosso mito da 7, o pedalada da massa, R7, ROBINHO. Robinho é um jogador fora de série como Cazares (MUITO, MAS MUUUUUUUUUITO MAIS JOGADOR QUE O EQUATORIANO, FATO), mas faz algo que nosso Pelé incompreendido não faz: Conduz a bola com mais qualidade, trabalha verticalmente, tem uma visão de jogo apurada, tem habilidade em espaços curtos de campo. Quando Robinho entrou no decorrer do jogo contra o América, tirou um pouco da dinâmica e da intensidade, por se tratar de um jogador mais condutor do que de passadas largas (a carreira inteira, Robinho nunca foi velocista), mas o Galo ganhou muito em criatividade e verticalidade, o que fez a equipe crescer e chegar mais á frente, consequentemente, fazer mais gols. 

Com base nesses fatores, Roger Machado investiu mais uma vez em uma semana de treinamentos táticos, mas aliviando um pouco na exigência física, terminando a semana com um rachão, que por sinal, rendeu muitas gargalhadas pra quem pode acompanhar. 


Ok... Mas o que esperar do Galo hoje?


Podemos esperar um aprimoramento dos erros de mecânica de jogo. Hoje, o Galo não conta com Léo Silva, nosso Capitão, maior jogador da história do clube (minha opinião), que será sabiamente poupado para prevenir futuras lesões, pois afinal de contas, semana que vem, estaremos á 1 semana da Copa COMMEBOL Libertadores Bridgestone. No lugar de Léo, entrara o contestado (ACREDITEM SE QUISER) Felipe Santana. Eu vou abordar isso rapidinho, fugindo do assunto: é fato que o torcedor do Galo está acostumado á grandes zagueiros. Se pararmos para analisar, vamos puxar uma lista com 10 grandes nomes que vestiram nossa camisa na linha defensiva, mas isso não serve de parâmetro pra analisar nenhum futuro jogador, nem os de agora. Vamos ser sinceros: Ronaldo Conceição, que passou férias aqui, foi muito mais QUEIMADO pela torcida do que criticado pela sua performance. Eu não consigo criticar um jogador e taxá-lo como "ruim" por APENAS 2 PARTIDAS. Além de ser precoce, é ignorante, turma. Foi mal dizer isso. Felipe Santana talvez não possa dar a dinâmica e a fluidez que nosso Capitão nos dá, mas só o tempo irá dizer se irá de fato se adaptar ou não. De resto, hoje, bastaria ao Galo promover a manutenção do que vem dando certo.

O Galo mantém sua espinha dorsal, sua formatação tática e sua postura, no 4-1-4-1, com segunda e terceira linha mais compacta, próxima, trabalhando com muita aproximação e dinâmica, ditando o ritmo da partida, mantendo sua postura ofensiva e garantindo também a recomposição rápida no momento defensivo, constituindo duas linhas de 4, mais compactas, porém, com marcação mais alta, como fez contra o América. É certo que o Galo perca um pouco da sua dinâmica com Robinho, mas ganha qualidade e verticalidade, então, depende mais do esquema do que do próprio Robinho para que haja mais efetividade na marcação. Abaixo, segue a planilha de como o Galo entrará em campo:




O que esperar em relação ao jogo de hoje?


Em tópicos, para facilitar:

  • Aprimoramento tático
  • Melhora de rendimento físico
  • Uma equipe com maior verticalidade, que explore melhor os espaços pelo meio, retendo posse de bola e explorando sua qualidade em triangulações


O que não esperar em relação ao jogo de hoje?

  • Goleada
  • Ritmo forte (qual é, é semana de carnaval, jogador também é gente)


O destaque de hoje:

FELIPE SANTANA / Fonte: Bruno Cantini - Atlético MG


Hoje, eu vou comprar a briga com a massa e vou apoiar nosso beque recém-chegado. Ainda tem muito a mostrar, pode brigar por titularidade SIM, apresentou defeitos, assim como todo jogador, pois jogador perfeito não existe. Existiram Maradona, Pelé, Euzébio, Di Steffano, Platini, Beckenbauer, Cruyff, Maldini, mas nenhum deles foi perfeito. Todos erraram ou falharam em algum momento da carreira. O desafio, na minha visão, não é nada complicado e Felipe Santana tem muita qualidade. Fica ai meu apoio e minha "simpatia anti-corneta" pro nosso zagueirão.


Então é isso, massa. Me alonguei demais no texto hoje kkkk A semana é de carnaval, de folia, ninguém quer saber de ler texto grande, mas olha só, esse foi feito com todo o amor do mundo kkkk. Boa sorte ao nosso Galão logo mais, que seja mais uma grande vitória, que vocês tenham juizo, aproveitem bastante esse carnaval, com paz, moderação, com camisinha no bolso e respeitando o próximo.


Ah ! Só um minutinho? Precisando de motoboy/motoentrega? A melhor empresa e as melhores taxas de BH você só encontra no EXPRESSO MANDOU CHEGOU. Entrem em contato com o @eduardobh84






#UNIDOSSOMOSFORTES #TODOSPORUMIDEAL #EUACREDITO #AQUIÉGALO #NÃOÉMILAGREÉATLETICOMINEIRO #VAIPRACIMADELESGALO 

0 comentários:

Postar um comentário