quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Galo Tático #4 - A busca pela batida "perfeita"



FAAAAAAAAAAAAAAAALA CAMbada! tudo bem com vocês? melhor impossível? nem tanto assim? Poderia estar melhor? Compreensível... Mas assim é a vida, senhores

Hoje, trago para vocês o Galo Tático de nº 4, estreando no meu, no seu, no nosso site, uma nova maneira interativa de se falar de Galo, de atleticanos para atleticanos, afinal de contas, todos nós #SomosGalo. Vamos bater aquele papo tático descontraído, afinal de contas, hoje é dia de Galo, de Copa da Primeira Liga, de Elias e Leonardo Silva, de um encaixe de um "11" (será?!), de Open Bar... haja atração para os atleticanos nessa quinta feira ensolarada em Belo Horizonte. Só uma coisinha: sei que vocês estão loucos, ávidos (ou não) para saber a minha opinião sobre Lucas Pratto, se seria correto ou não a sua permanência no time titular em vias de negociação, porém, me abstenho dessa responsabilidade, vamo focar no que a gente gosta de falar, que é groselha kkkkk 


Mais uma rodada válida pela Copa da Primeira Liga, a recém nascida, porém polêmica competição que nos envolve nos preparativos para a principal competição do clube em 2017, a Copa COMMEBOL Libertadores Bridgestone. Eu tenho lá minhas críticas em relação a competição em um aspecto geral, ao meu ver, desnecessária, não há motivação financeira, técnica, não há uma promoção do evento esportivo como algo justificável, benéfico para a elevação dos times em relação á mídia nacional, como acontece na Copa Verde e na Copa do Nordeste. A Primeira Liga acaba sufocando o calendários dos clubes, mas pasmem, aqueles que assim concordaram, assim terão que jogar e conviver com essa inconveniência competitiva. Com base nisso, o Galo resolveu alavancar a promoção do jogo de hoje, contra o Joinville, valido pela 2ª rodada, que será disputada as 19:15h, no estádio Independência.



O Panorama de Atlético MG x Joinville:

Não há como traçar um paralelo entre Galo e Joinville, pois a diferença dos patamares, dos objetivos, dos momentos, dos elencos, das possibilidades não nos permitem, mas em comum, essas equipes buscam seu lugar ao Sol já no início dessa temporada, buscando ajustes e aprimoramento com base em suas principais competições de 2017. O Galo seguiu sua rotina de treinamentos, focados especificamente na parte tática, buscando uma fluidez em sua formatação, aprimorando o que tem feito de positivo e corrigindo, talvez o ponto mais negativo observado até aqui: A TRANSIÇÃO DE SAÍDA DE BOLA ENTRE AS LINHAS, ESPECIALMENTE DA SEGUNDA PARA A TERCEIRA LINHA. Entre segunda e quarta feira, treinamentos buscando aprimoramento de movimentação, aproximação, preenchimento de espaços, troca de passes mais veloz e efetiva, em espaços de campo reduzidos, valorizando a posse de bola foram a tônica da preparação atleticana. Elias, como era de se esperar, assume seu posto de segundo homem de meio campo e Léo Silva, como também era de se esperar, também assume seu velho posto de liderança e de zagueiro pela direita. Já em relação ao Joinville, resta ao clube buscar uma sequência mais forte de trabalho, pois não vem bem na temporada. Está atrás de seus rivais regionais na disputa do Campeonato Catarinense e vem demonstrando uma inconsistência tática e técnica grande até para início de temporada. Ao meu ver, grande teste para o Joinville esta noite, até para avaliação em busca de um trabalho mais consistente.


Pois é... mas o que esperar do Galo nessa partida ?


Se eu disser a vocês que há uma expectativa maior em relação á esse jogo do que os passados, vocês vão brigar comigo? kkkk. Essa minha afirmação anterior se justifica pela expectativa de um avanço em relação ao aprimoramento físico do Galo hoje, pois esse é um dos benefícios de jogos em sequencia nesse entupido calendário brasileiro. A entrada de Léo Silva, pelo entrosamento maior nessa linha defensiva atleticana, pode sanar alguns problemas de inconsistência na saída pela direita e a correção do posicionamento desta linha, pois uma das características do nosso monstro sagrado da zaga é uma boa visão e noção da linha defensiva. Isso pode ajudar o Galo em buscar o correto posicionamento para a transição da saída no campo defensivo, creio que esse seja o nosso maior nêmesis na temporada. Não é questão de peças, é questão apenas de encaixe de um setor, que vai ganhar uma peça de imensa qualidade, Elias, que com certeza vai elevar a qualidade tanto na transição da defesa para o meio campo, quanto articulação e aproximação entre as linhas, o que pode ajudar a sanar alguns problemas de consistência defensiva que temos desde o ano passado e de quebra, agregar ofensivamente com uma chegada forte por dentro, ou pela ala direita, o que pode equilibrar as ações ofensivas também.

Para essa partida em específico, Roger Machado aposta na manutenção da mesma equipe de domingo, contra a Tombense, atuando no 4-1-3-2, com um losango no meio campo, buscando uma melhor compactação, preenchimento de espaços e uma dinâmica de jogo mais efetiva, permitindo que o Galo ataque com mais gente a frente, sem perder a marcação obsessiva, apostando no 4-4-2 defensivo, com duas linhas de 4 mais compactas e próximas, diminuindo os espaços enquanto não tenha a bola. Segue a planilha tática pra gente observar como serão os 11 do Galo de logo mais:



Como se observa nessa formatação, o Galo deve optar pela formação de um losango trabalhando mais próxima a linha de intermediária, no 4-1-3-2, deixando Rafael Carioca mais próximo da linha composta por Elias e Danilo, com Cazares mais uma vez responsável pela articulação. Dessa vez, nosso "Pelé incompreendido" não estará sozinho, pois conta com o dinamismo da dupla Elias - Danilo, sendo que, no momento ofensivo, Elias deve trabalhar a transição do meio para o setor ofensivo, abrindo ora pelo lado direito, ou fazendo a diagonal, por dentro. Danilo, que teve uma belíssima atuação na ultima partida, faz esse papel pelo lado esquerdo do campo, mas podendo dividir esse papel de "operário" com Elias, caindo mais para a esquerda ou por dentro, como fez algumas vezes no jogo passado e até marcou gol (foi sua infiltração da direita para o centro que permitiu que Gabriel o visse em condições de fazer o segundo gol do Galo na vitória por 3x0 contra a Tombense, em Muriaé). 

Com esse losango, temos a possibilidade de suprir a deficiência da transição de bola, já que o Monstro Sagrado, Léo Silva, retorna e tem como umas das principais qualidade a boa saída de jogo. 



O que eu posso especular do momento defensivo, são duas linhas de 4 jogadores, num 4-4-2 mais compactado, povoando mais a intermediária, com Cazares e Pratto podendo alternar a cobertura do corredor pelo lado esquerdo. Acredito eu que Cazares deva atuar mais fixo nessa linha de meio campo, então, sem a bola, deve ser orientado a fazer mais esse corredor, deixando Pratto e Fred responsáveis pelo primeiro combate, marcando mais avançados.


O que esperar para o jogo de hoje?

Além da melhora no entrosamento e assimilação do esquema tático imposto pelo Roger, podemos esperar também variações de esquema durante o jogo, além de um preparo físico um pouco mais acentuado e uma boa movimentação do setor de MEIO CAMPO, contando com o dinamismo de Elias e Danilo.



O que não esperar para o jogo de hoje?

Novamente, não se pode esperar espetáculo e nem que as coisas imediatamente se encaixem. Além do pouco apelo do jogo, não podemos criar expectativas em relação á animosidade dos jogadores (se eles estarão plenamente motivados ou não), pois o jogo de hoje certamente será visto com caráter mais preparatório. 



O destaque de hoje:


ELIAS / Fonte: Bruno Cantini 

Hoje destaco a estreia da maior contratação feita pelo Galo na temporada: Elias. O meia fará sua estreia hoje. É o jogador pra "chegar e jogar" como disse nosso professor Roger. É um jogador que chega cercado de enormes expectativas, principalmente tendo em base os problemas que a equipe enfrenta de compactação, produção e transição pelo meio campo DESDE O ANO PASSADO. Desafio para o novo dono da camisa 8, respeitosamente honrada pelo General Donizete, mas um jogador de currículo vitorioso e dono de um belíssimo futebol com certeza dará conta do recado.


Opinião do torcedor importa sim. O que a massa pensa sobre o Elias?

por @fabioluizboy



@lucas_avulso pensa assim:


E o @vingador1984 pensa como eu:



Então, é isso, amigos do Galo, vou fechando mais um Galo Tático, agradecendo a participação do @fabioluizboy, @vingador1984 e @lucas_avulso pelos tweets, espero que tenham gostado, vou colocar mais gente pra participar SIM e vamo pro jogo hoje. Esqueçamos o que acontece fora do campo hoje e vamos apoiar o Galo em mais uma empreitada. Lembrando que o Galo, em parceira com a Brahma disponibiliza pra você, Sócio Torcedor, Open Bar de cerveja, que se inicia as 17:30 e termina no início da segunda etapa do jogo de hoje. Obrigado, Sócio. Continuemos com o Galo.




#UNIDOSSOMOSFORTES #TODOSPORUMIDEAL #EUACREDITO #AQUIÉGALO #NÃOÉMILAGREÉATLETICOMINEIRO #VAIPRACIMADELESGALO 


Me sigam lá no Twitter, galera: @lsilveiralg 

0 comentários:

Postar um comentário